A INVENÇÃO DO NORDESTE
(RN)
01 de junho - 21H >
teatro hermilo borba filho
com TEATRO CARMIN
DIREÇÃO: QUITÉRIA KELLY
Motivada por uma série de reações xenófobas contra os nordestinos, durante as eleições presidenciais de 2014, a atriz Quitéria Kelly do Grupo Carmin entrou em contato com a obra do Professor Dr. Durval Muniz de Albuquerque Jr, que escreveu o livro: “A Invenção do Nordeste e Outras Artes”. Quitéria então compartilhou com os demais integrantes do Grupo, o seu desejo de criar uma peça que contribuísse para a desconstrução da imagem estereotipada do Nordeste e do(a) nordestino(a). Seria seu primeiro trabalho como diretora.
Durante 2 anos de pesquisa, o Grupo Carmin mergulhou nos questionamentos dos mecanismos estéticos, históricos e culturais que contribuíram para a formação de uma visão do nordeste brasileiro como um espaço idealizado, deslocado do processo histórico e imune ao impacto das grandes transformações sociais.
A partir daí, os dramaturgos Pablo Capistrano e Henrique Fontes escreveram uma auto-ficção onde um diretor é contratado por uma grande produtora para preparar dois atores norte-riograndenses, que disputam o papel de um personagem nordestino. Durante o tempo da preparação, a identidade nordestina entra em cheque. Afinal, existiria apenas uma identidade nordestina?
A peça “A Invenção do Nordeste” propõe desenhar a trajetória hilária e por vezes conflitantes da história recente do estabelecimento da região nordeste. Essa unidade sociopolítica e cultural com todas as suas individualidades e também todos os estereótipos alimentados por décadas pela literatura, cinema, música e artes visuais brasileiras.
“A Invenção do Nordeste” estreou em agosto de 2017 e já participou da Mostra Sesc Velho Chico em Petrolina/PE e dos Festivais “O Mundo Inteiro é Um Palco” em Natal e MARTE em João Pessoa. Os atores Mateus Cardoso e Robson Medeiros foram recentemente indicados ao Troféu Cultura RN, na categoria melhor ator pela peça A Invenção do Nordeste e o Grupo Carmin, nesse mesmo prêmio, concorre na categoria “Artista do Ano” de 2017.
SINOPSE
Um diretor é contratado por uma grande produtora para realizar a missão de selecionar um ator nordestino que possa interpretar com maestria um personagem nordestino. Depois de vários testes e entrevistas, dois atores vão para a final e o diretor tem sete semanas para deixá-los prontos para o último teste.
Durante as 7 semanas de preparação, os atores refletem sobre sua identidade, cultura, história pessoal e descobrem que ser e viver um personagem nordestino não é tarefa simples. O espetáculo é uma obra de auto-ficção baseada no livro homônimo do Dr. Durval Muniz de Albuquerque Jr. Dirigida por Quitéria Kelly, com dramaturgia de Henrique Fontes e Pablo Capistrano.
FICHA TÉCNICA
Espetáculo inspirado na obra homônima do Prof. Dr. Durval Muniz de Albuquerque Jr.
ELENCO: Henrique Fontes, Mateus Cardoso e Robson Medeiros
DIREÇÃO E FIGURINOS: Quitéria Kelly
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO, DRAMATURGIA AUDIOVISUAL E DESENHO DE LUZ: Pedro Fiuza
DRAMATURGIA: Henrique Fontes e Pablo Capistrano
CONSULTORIA HISTÓRIA E DE ROTEIRO: Durval Muniz de Albuquerque Jr.
DIREÇÃO DE ARTE E CENOGRAFIA: Mathieu Duvignaud
PREPARAÇÃO CORPORAL: Ana Claudia Albano Viana
PREPARAÇÃO VOCAL: Gilmar Bedaque
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Mariana Hardi
TRILHA SONORA ORIGINAL: Gabriel Souto / Toni Gregório
DESIGNER GRÁFICO: Teo Viana
XILOGRAVURAS: Erick Lima
COSTUREIRA: Kátia Dantas
CENOTÉCNICO: Irapuã Junior
EDIÇÃO DE VÍDEO: Juliano Barreto
LOCUÇÃO: Daniele Avila Small
REALIZAÇÃO: Teatro Carmin
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos
DURAÇÃO: 60 minutos