ALGUÉM
PRA FUGIR COMIGO
(PE)
com RESTA 1 COLETIVO DE TEATRO
DIREÇÃO: QUIERCLES SANTANA
SINOPSE
Alguém Pra Fugir Comigo dá voz a uma necessidade de dizer “basta!” a tantos desmandos, a tantas arbitrariedades, a tantos embrutecimentos, ao juntar um sem número de histórias, que tratam das injustiças sofridas todo dia pelas camadas subalternas. Não se trata de uma obra utópica, que nutre a esperança de respostas fáceis, de saídas prontas, de quimeras de libertação. É antes sobre a possibilidade de olhar na face dos que estão embaixo, no porão do navio, de ouvir essas vozes, essas histórias, essas situações, e de se deixar afetar pelo não lugar dos que estão e permanecem condenados à margem. É um espetáculo sobre urgências.
FICHA TÉCNICA
ENCENAÇÃO: Analice Croccia e Quiercles Santana
ASSISTÊNCIA DRAMATÚRGICA: Ana Paula Sá
ELENCO: Analice Croccia, Ane Lima, Caíque Ferraz, Clau Barros, Luís Bringel, Pollyanna Cabral e Wilamys Rosendo
DESENHO DE LUZ: Elias Mouret
DIREÇÃO MUSICAL: Katarina Menezes e Kleber Santana
DESENHO DE SOM: Kleber Santana
PREPARAÇÃO DE CORPO E MOVIMENTO: Patrícia Costa
CENOTECNIA: Flávio Freitas
ADEREÇO: Gorett Cabral
NARRAÇÃO: Zoraide Coleto
ARTES DIGITAIS E GRÁFICAS: Analice Croccia
REALIZAÇÃO: Resta 1 Coletivo de Teatro
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos
DURAÇÃO: 90 minutos
01 e 02 de junho - 19H30 >
teatro arraial ariano suassuna
Quantas vezes atravessar a cidade que lhe atravessa?
Quantas vezes esperar o coletivo que custa a vir?
Que nunca vem logo. (...)
Esperar o coletivo não é fácil, meu amigo.
De fácil, o coletivo não tem nada.
Trecho do texto do espetáculo Alguém pra fugir comigo
Não se trata de uma narrativa com começo, meio e fim, mas de vários fragmentos que têm como elo o olhar sobre a sociedade. É um trabalho não linear, que traz relatos de fatos verídicos e imaginários, ocorridos recentemente ou há décadas, no Brasil de hoje e na Europa do Séc. XIX, colocando no palco situações cotidianas – como a corrupção, o trabalho escravo, as vidas nas grandes cidades, a solidão, a discriminação.
“É um espetáculo sobre não ter lugar certo, sobre o massacre sofrido a cada novo dia, as injustiças, a democracia de fachada, a liberdade ferida, os séculos de escravidão perpétua. É sobre fugas e sonhos desejados. Sobre o poder de subversão do corpo, da voz, da vida que se nega a ceder aos ditames das oligarquias. Isso tudo com humor e coragem. Sem panfletos”, explica Quiercles Santana, que assina a encenação ao lado de Analice Croccia.
O Resta 1 Coletivo de Teatro se prepara para a primeira temporada 2018 do espetáculo Alguém pra fugir comigo, que acontecerá no Teatro Arraial Ariano Suassuna, às sextas e sábados de junho, sempre às 19h30, de 01 a 16 de junho. Selecionado por meio da Convocatória da Ocupação de Pautas 2018.1, a temporada a preços populares (R$ 20 inteira, R$ 10 meia) tem classificação etária 16 anos, e no primeiro final de semana faz parceria com o TREMA Festival.
ESTE ESPETÁCULO FOI SELECIONADO NA CONVOCATÓRIA DE OCUPAÇÃO DE PAUTAS DO TEATRO ARRAIAL ARIANO SUASSUNA 2018.1
