• Flickr - Círculo Branco
  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon

© 2018 by TREMA!. 

ALTÍSSIMO

(PE)

30 de maio - 19H30 > teatro hermilo borba filho

Altíssimo é o primeiro espetáculo da TREMA! Plataforma de Teatro, núcleo desenvolvedor das artes cênicas sediado em Recife. Ao longo dos últimos anos, o encenador Pedro Vilela em parceria com o dramaturgo paulista Alexandre dal Farra, tem investigado o comércio sobre a fé em nosso país, a partir da compreensão e estudos de processos de espetacularização nas religiões neopentecostais. 

Discute portanto, a construção doutrinária que se apresenta para atender nossa cultura predominantemente hedonista, onde o “cristo” é materializado nestes locais pelo sacrifício pessoal. Ou seja, o fiel oferece sacrifícios na forma de ofertas em dinheiro, promessas e jejuns. E, em troca, espera a ação sobrenatural sobre a sua vida. Ou melhor, investimento feito, “semente plantada” ele DETERMINA a sua própria vitória (em Cristo?), investindo também no radicalismo doutrinário, combatendo lutas e avanços democráticos de nosso país.

 

O espetáculo foi desenvolvido ao longo de dois anos entre leitura bibliográfica sobre o assunto, visitas a templos de igrejas em diferentes partes do país e encontros presenciais em Recife e São Paulo, entre Vilela e dal Farra. Estreado no mês de outubro de 2017, cumpriu temporada de sucesso no Teatro Arraial e no Teatro Hermilo, realizando também a abertura da Mostra Capiba de Teatro – SESC/PE, o Festival Recife do Teatro Nacional e o Maloca Dragão no Ceará.

¨Não objetivávamos a mera reprodução destes cultos, porque somos bombardeados cotidianamente com imagens em diferentes mídias. Compreender como essa religião se estabelece em nosso país, o que faz indivíduos recorrerem a estas denominações é o que nos interessa¨, comenta Pedro Vilela.

O trabalho marca o retorno aos palcos de Pedro Vilela que durante mais de dez anos esteve à frente como Gestor e Diretor Artístico do Grupo Magiluth, um dos principais coletivos teatrais do Estado. ALTÍSSIMO coloca em cena os bastidores da criação espetacular, resgatando a percepção do espetáculo e do texto como construção intencional. Ao apagar as fronteiras entre público e plateia, lembra constantemente o espectador que ele está no teatro, interpondo narradores entre a ação representada e aquele que a assiste, pervertendo a configuração tradicional de categorias dramáticas como tempo, espaço, ação e diálogo.

com PEDRO VILELA 
DRAMATURGIA: ALEXANDRE DAL FARRA

SINOPSE

Ser brasileiro é ser espiritualmente ¨receptivo¨. Alguns traços dão a este país um caráter distintivo em suas diversas formas de crenças. Ao longo dos últimos anos, o encenador Pedro Vilela, em parceria com dramaturgo Alexandre Dal Farra, investigou o comércio sobre a fé no Brasil, a partir do crescimento dos movimentos religiosos de inspirações neopentecostais. Da reunião de vasto material bibliográfico sobre o assunto e visitas a templos de igrejas em diferentes partes do país, nasce Altíssimo, obra que questiona estas construções doutrinárias que tem se expandido pelo mundo e nosso próprio ato de fé, comumente hedonista, onde o “Cristo” é materializado pelo sacrifício pessoal.

FICHA TÉCNICA

ENCENAÇÃO E ATUAÇÃO: Pedro Vilela

DRAMATURGIA: Alexandre dal Farra

ASSISTENTE DE ENCENAÇÃO E DESIGNER GRÁFICO: Thiago Liberdade

CONSULTORIA DE ENCENAÇÃO: Marcondes Lima

DESENHO DE LUZ E SOM: Pedro Vilela

PRODUÇÃO: Pedro Vilela

REALIZAÇÃO: Trema! Plataforma de Teatro

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 anos

DURAÇÃO: 50 minutos