TREMA! TEATRO No campo da criação, a Trema Plataforma estreou em outubro de 2017 seu primeiro espetáculo, intitulado Altíssimo, solo do artista Pedro Vilela, com texto do premiado dramaturgo Alexandre dal Farra (Prêmio Shell de Dramaturgia em 2012).

Ao longo dos últimos anos estes dois artistas investigaram o comércio sobre a fé no Brasil, a partir da compreensão dos processos de espetacularização nas doutrinas neopentecostais.

Ser brasileiro é ser espiritualmente receptivo. Alguns traços dão ao Brasil um caráter distintivo em suas diversas formas de cristianismo. O país possui: a maior população católica da terra, o maior número de grupos pentecostais do mundo, mais simpatizantes das religiões mediúnicas do que qualquer outra nação, a maior representação protestante da América Latina e a Umbanda, uma religião unicamente brasileira. Para além desta lista, o Brasil tem sido o lar de uma das maiores versões mundiais do novo pentecostalismo.

O crescimento dos movimentos religiosos de inspiração neopentecostal no mundo é um dos fenômenos culturais mais surpreendentes da atualidade. De um contingente que se apresentava como uma subcultura avessa à exposição pública e auto-enclausurada, hoje sua presença se destaca não apenas no que diz respeito ao contingente numérico, mas principalmente por sua visibilidade nos meios de comunicação de massa e na ocupação de espaços de poder, como na esfera pública. 

  • Flickr - Círculo Branco
  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon

© 2018 by TREMA!.