• Flickr - Círculo Branco
  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon

© 2018 by TREMA!. 

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA COM IRA BRAND

LUTAS E DESEJOS: explorando a performance, o público e a forma
25 a 29 de março no Teatro Arraial e 01 a 06 de abril no Teatro Marco Camarotti
Horário: 18h às 21h | GRATUITA 
APRESENTAÇÃO PÚBLICA: 06 de abril - horário a confirmar

Através do PROGRAMA PONTES, promovido pelo British Council e OI Futuro, o Trema! Festival de Teatro oferece a residência ¨LUTAS E DESEJOS: explorando a performance, o público e a forma¨ com Ira Brand, artista baseada em Londres-UK.

 

Ira tem dedicado seus últimos anos de pesquisa à compreensão de como as relações de poder são estabelecidas, explorando a participação do público em diferentes formas artísticas. Em seu trabalho mais recente, Ways To Submit, Ira convida o público a ter uma briga física com ela, transformando a obra tanto como um encontro íntimo para um membro da audiência de cada vez, quanto como numa performance pública ao vivo.

 

Para esta residência, Ira deseje abrir esta pesquisa para um grupo de artistas. Começará perguntando: Quais são as nossas urgências (pessoais e políticas), lutas e desejos? O que é arte e teatro para, no atual contexto social / político? Por que nós fazemos isso? Acreditamos que deveria - ou pode - produzir mudanças?

 

Durante duas semanas, Ira abordará diferentes formatos de perfomatividade: começando pelo desenvolvimento de performances individuais e, em seguida, explorando como as mesmas ideias podem se traduzir e mudar para uma escala maior, em uma experiência pública, algo para um público coletivo. Juntos, estaremos pensando - através da criação prática - sobre que tipo de relações poderíamos querer ter com uma audiência, e as relações entre responsabilidade individual e coletiva.

 

SOBRE IRA

Ira Brand é artista, criadora de performances, escritora e curadora. Ela cria performances interdisciplinares ao vivo que estão enraizadas em um fascínio com o que significa e parece ser humano. Seu processo é o de usar o pessoal para falar de preocupações sociais, políticas e formais mais amplas. Sua preocupação atual é o poder e como ele é construído, transferido, encenado e mantido - especificamente através da linguagem, gênero e desejo.

 

O trabalho de Ira percorreu o Reino Unido extensivamente e foi exibido internacionalmente em Portugal, Espanha, Japão, Alemanhã, Nova Zelância e Estados Unidos.  Ira também é uma das co-diretoras da Forest Fringe, um premiado coletivo do Reino Unido, onde entregou projetos como artista e curadora. Atualmente desenvolve mestrado em Amsterdam.

ATENÇÃO

Os interessados devem ter disponibilidade para participar em todos os dias da Residência e para apresentação final a ser realizada no dia 06 de abril, em horário e local a ser definido.

Patrocínio: